top of page

Como vencer o medo de se apresentar em público

Atualizado: 20 de jan. de 2022


medo_de_apresentar_em_publico
Uma boa apresentação requer autoconfiança

Apresentações em público fazem parte da vida da maioria dos profissionais e estudantes do mundo, sendo muito importante ter uma boa apresentação e uma boa postura. A comunicação é vital em qualquer área de nossa vida, e as apresentações em público geralmente possuem um peso elevado para nossa carreira profissional ou acadêmica, pois sempre é algo que vai agregar para quem estiver ouvindo, quando não for literalmente sua carreira que estiver em jogo. Pensando nesta necessidade básica do ser humano, trazemos algumas técnicas para melhorar sua apresentação e se sair bem nesse desafio que muitos julgam impossível.


A base de tudo é a confiança

Não importa o quanto você estudou ou o quanto revisou suas falas e tópicos, se não tiver confiança em você mesmo sua apresentação será sempre abaixo do que poderia ser, e tudo não passará de desperdício de tempo.

Treinar a autoconfiança é de suma importância, e sua confiança em você mesmo tem raízes em como você se vê. Se acha inferior aos outros? Se sente intimidado facilmente? Não toma atitudes necessárias em sua vida? Se a resposta para uma ou mais destas perguntas for SIM, você deve rever seus conceitos imediatamente.

Um exercício simples para treinar autoconfiança é pensar em tudo o que você já passou e sobreviveu. Pense em como você é forte por suportar sua rotina, pense em tudo que construiu ao longo de sua vida, mesmo que sejam poucas coisas, observe a solidez delas: são suas, feitas por você, você consegue!


Repita sua apresentação na frente do espelho

Eu sei que esse exercício é clássico, mas nem por isso deixa de ser eficiente. Repetir uma ou duas vezes na frente do espelho te dará confiança sobre o domínio do conteúdo a ser abordado na apresentação, te deixando mais tranquilo. Tente revisar um tópico por vez, da forma que foi planejado para sua apresentação e na ordem dos slides preparados, sempre com calma e em bom tom.


Faça sua apresentação para sua mãe

Aqui não estamos limitados a nossa mãe, podendo ser qualquer pessoa próxima e que sabemos que nos apoia. Aproveite para receber críticas e refinar seu conteúdo, pois as vezes repetimos muito algumas palavras ou frases e isso não pega bem. No final de sua apresentação particular, peça um breve resumo: isso vai mostrar o quanto sua apresentação está cativante, pois se nem uma pessoa próxima captou sua mensagem, há coisas para serem refeitas.


Tenha um amuleto

Isso mesmo, na hora do desespero não existe ateu! Use um colar que goste, leve um cristal que acha bonito, um terço no bolso, um anel importante, e coisas do tipo. Mesmo sendo superstição barata, nossa mente pode se sentir mais confortável quando sabe que portamos um objeto especial, ou que realizamos determinadas ações antes de um desafio. É um instinto primitivo, use-o a seu favor.


Pratique mindfulness

Essa não é uma dica só para apresentações em público, mas para ter sucesso em qualquer empreendimento que for realizar. O mindfulness treina sua mente para executar uma tarefa, mas executá-la com toda sua concentração. Quando aperfeiçoado, você poderá desviar o foco de sua atenção da tensão de ter que se apresentar para o que realmente deve apresentar. Quando a tarefa de apresentar seu trabalho vier em sua mente, ela estará plenamente cheia e concentrada em executá-la e não terá tempo para ansiedade ou qualquer coisa que possa tirar sua tranquilidade.


A fita dos campeões

No livro O poder do hábito, escrito por Charles Duhigg, está registrado a forma com que

Uma boa apresentação requer autoconfiança se preparava psicologicamente para suas provas. Foi um método desenvolvido pelo seu treinador, que consistia em passar uma fita mental durante a prova. Nessa fita estava toda a rotina de Phelps antes, durante e depois de suas provas, de forma que o sucesso fosse um hábito cotidiano. Para aplicar esta técnica, basta que você visualize como será sua apresentação nos mínimos detalhes possíveis, repassando a maior quantidade de vezes que puder. Imagine que você elaborou sua fita da seguinte forma: você chega no local da apresentação, senta em uma poltrona e espera sua vez de se apresentar; quando for chamado, levanta-se e diz tudo o que você memorizou; retira seus materiais e retorna a sua poltrona. Observe que esperar na poltrona e se apresentar tem o mesmo valor para sua mente, e com o aperfeiçoamento desta técnica a ansiedade irá sumindo aos poucos até que o sucesso se torne normal.


Não esqueça de compartilhar esse artigo ;)



Se você gostou dessas dicas e agora precisa criar uma apresentação profissional, solicite sua proposta sem compromissos,

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page