• SlideShow

Quais as diferenças entre os formatos de imagem JPG, PNG, GIF, BMP e SVG?


Diferença entre os formatos de arquivo de imagem
Diferença entre JPG X PNG X GIF X BMP X SVG

Para entendermos de vez as diferenças entre os formatos de arquivo de imagem, vamos iniciar com uma questão comum à maioria das pessoas. Quantas vezes você já se perguntou qual tipo de arquivo gerar ou enviar para um prestador de serviço que esteja trabalhando em algum material de impressão ou produção visual? Se você não é um especialista ou profissional de artes gráficas (ou no mínimo um usuário entendido do assunto), certamente já deve ter se sentido meio perdido em relação ao assunto.

As siglas JPG, PNG, GIF, BMP e SVG são para diferenciar cada formato de imagem. Entre elas, há diferenças significativas como qualidade da imagem, formatação, tamanho, dentre outros fatores.


Para entender um pouquinho melhor, siga a listagem abaixo com todas as informações necessárias para entendê-las.



JPG

A sigla JPG ou JPEG é a abreviação de Joint Photographic Experts Group que é o nome de um grupo de fotógrafos que desenvolveu o formato. Esse formato de imagem é certamente a mais popular no mercado. Presente nas máquinas digitais e celulares, o JPG possibilita que a pessoa comprima as imagens para que possam ser compartilhadas na internet, seja em sites ou em redes sociais.

Normalmente, identificamos as imagens com formato JPG por “jpg” ou “jpeg” no título da imagem. A imagem JPG tem uma flexibilidade maior na compressão de arquivos.

Diferentemente da extensão BMP que salva a imagem pixel a pixel, o JPG é capaz de comprimir blocos de pixels, que consequentemente reduz a quantidade de informações e o tamanho do arquivo. A compressão do JPG é definida por ajustes no ficheiro de pixels, podendo variar de tamanho e espaço de armazenamento com base no que o usuário escolher.

Por outro lado, essa capacidade de ajustes na compressão pode comprometer a qualidade e a resolução do arquivo final. Porém dependendo do controle que você definir, mesmo que as imagens percam um pouco da qualidade, em muitos casos, não fica visível a compressão, mas dependendo do tamanho e aproximação que a foto tiver, ficará visível que houve uma mudança no formato original.


Comparativo de imagens JPG
Exemplo de imagens JPGs salvas em diferentes resoluções

Imagem JPG em diferentes resoluções
Exemplo de imagens JPGs salvas em diferentes resoluções


PNG

O formato de imagem PNG (abreviação de Portable Network Graphics) permite que haja uma compressão do arquivo sem perder sua qualidade. É indicado usar PNG quando não se quer perder a qualidade da foto mesmo quando a mesma é reutilizada mais de uma vez. Porém essa qualidade superior ao JPG e GIF traz um peso maior aos arquivos, que precisa ser dosado na utilização – as imagens salvas em PNG podem não carregar corretamente nos navegadores antigos.

Nós adoramos trabalhar o PNG aqui na SlideShow. Nos trabalhos de apresentações profissionais que desenvolvemos, este formato de arquivo nos permite fazer composições de slides profissionais incríveis no PowerPoint, principalmente quando trabalhamos animações avançadas nos slides. O PNG possibilita, também, que haja modificação do fundo da imagem, podendo assim, incluir e modificar transparências, o que é muito útil aos clientes na hora de editar ou altera os backgrounds dos slides (imagens de fundo, marcas d’água, cores sólidas, vídeos, etc).

Água em formato PNG
Imagem recortada da água em formato PNG com fundo transparente