top of page

Apresentações profissionais

Atualizado: 20 de jan. de 2022

As apresentações em PowerPoint, conforme são feitas, pode dar a vitória ou a derrota ao apresentador. Por isso, vamos trazer até você alguma questões que rondam as apresentações em PowerPoint.

Nos acompanhe e mude as suas perspectivas sobre as apresentações em PPT.

Os problemas das apresentações em PPT

Um dos maiores problemas das apresentações em ppt são os slides extremamente carregados de textos. Muitas vezes a pessoa não tem um bom domínio do conteúdo que será apresentado e por isso, opta por colocar tudo o que pretende falar como texto em slide. Então, a apresentação fica completamente atrelada a leitura do slide, deixando o ambiente desinteressante e monótono.

Lógico, que existem casos onde o texto com um determinado conteúdo é importante, pois a apresentação será baseada na análise do fragmento do texto, como uma aula ou apresentação de treinamento, por exemplo. Portanto, é necessário colocar um slide com mais conteúdo textual.

Mas, o que acontece frequentemente, é a colocação de textos a esmo para a simples leitura. Ou seja, tudo o que poderia ser dito sem o auxílio do texto, de forma mais dinâmica e colocado no ppt para o apresentador ler.

A boa apresentação é aquela no qual o apresentador tem o domínio do assunto e discorre sobre ele consultando poucas vezes os slides.


Uma imagem vale mais que 1000 palavras


Apresentacao profissional power point

A apresentação em PowerPoint começou a ser utilizada (e hoje é praticamente unanimidade) com o intuito de deixar as apresentações mais dinâmicas. Mas, o que está ocorrendo é exatamente o contrário.

Uma boa apresentação em PowerPoint é aquela que tem pouco texto e mais imagens. Pois, em uma apresentação uma imagem bem colocada vale mais que mil palavras em um slide.

As pessoas que fazem apresentações em ppt devem ter em mente que o PowerPoint é uma ferramenta que vai dar suporte ao que você deseja passar para os espectadores.

O apresentador deve ser o foco da apresentação e não os slides. O apresentador não pode ser o fio condutor entre o slide e os espectadores. Portanto, quem exerce o protagonismo é o apresentador e não o PowerPoint.


Na maioria das vezes, é fácil encontrar slides que apresentam um texto e um imagem de baixa qualidade. Quando o apresentador opta por fazer um slide com texto e imagem, ele deve escolher muito bem a imagem que deseja passar. Dessa forma, às vezes, as imagens são desenhos ou ilustrações, o que caracteriza um apresentação pouco profissional. Por isso, é importante selecionar imagens de boa qualidade e que mostrem de fato o que o apresentador deseja passar.


Ainda, existem casos que o apresentador pretende passar muitos dados para os espectadores e acaba por organizar esses resultados em forma de texto.

Desse modo, a apresentação fica mais atrativa quando o apresentado consegue formatar esses dados em esquemas, gráficos comparativos ou utilizando outros recursos visuais que dê mais dinamicidade a apresentação. O espectador tem que olhar o slide e entender rapidamente as características desses dados.


Também reiteramos que as imagens são muitas vezes a chave de uma boa apresentação. Depois que determinar o assunto a ser tratado na apresentação, pense sobre quais imagens poderiam ilustrar o conteúdo tratado. Se por exemplo, o assunto é sobre tratamento de esgoto, imagens de rios poluídos podem ilustrar melhor a situação ao invés do apresentador utilizar um texto que menciona os problemas da falta de tratamento de esgoto.

Por isso, ao invés de ler, ele pode mostrar características presentes na imagem para ilustra a sua fala. A apresentação desse jeito fica muito mais interessante e dinâmica.

Dessa forma, esperamos que com nosso artigo sobre apresentação profissional, você tenha entendido que muitas vezes uma imagem pode fazer o trabalho de mil palavras.


Não esqueça de compartilhar esse artigo ;)


Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre apresentações profissionais e precisa criar uma apresentação, solicite sua proposta sem compromisso,


239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page