top of page

Como usar fontes personalizadas no PowerPoint?



Os programas do Windows já possuem fontes padrão instalados, mas o pacote Office também disponibiliza algumas outras quando instalada no computador. Além disso, é possível baixar fontes do seu gosto para usar em programas como Word e PowerPoint.


Para instalar novas fontes é necessário que você pesquise qual você gostaria de ter em seus programas e gostaria de utilizar. Para isso, existem sites específicos como DaFont, MyFonts, Google Fonts, Fonts.com, dentre outros sites de bancos de fontes.




 


 


 


Instalando fontes no Windows

Após encontrar as fontes desejadas, é necessário fazer o download delas. Feito isso, procure o arquivo da fonte que você baixou e caso ele estiver em zip, você terá que descompactar antes de executá-lo. Clique duas vezes no arquivo da fonte baixada e ele abrirá através do Visualizados de Fontes. Após aberto, clique na opção “instalar”, localizada ao canto esquerdo superior.


Finalizado! Sua nova fonte já está no seu computador pronto para uso em plataformas como PowerPoint ou Word. Lembrando que, se esses programas permaneceram abertos durante o processo de instalação, eles terão de ser fechados e abertos novamente para se atualizar e reconhecer as novas fontes baixadas.

Instalando fontes no Mac

Falamos como baixar fontes em computadores Windows comuns, portanto, há também a possibilidade de instalá-las em computadores Mac.


O Mac vem com muitas fontes integradas, e você pode fazer download de fontes adicionais da Apple e de outras origens e instalá-las. Para uma fonte não ser exibida nos apps, você pode desativá-la ou removê-la.




Clique duas vezes na fonte no Finder e clique em "Instalar Fonte" na janela de pré-visualização de fontes que será aberta. Depois que o Mac validar a fonte e abrir o app Catálogo de Fontes, a fonte será instalada e ficará disponível para uso.



Em que contextos utilizar as fontes personalizadas

Quando sua apresentação não se tratar de uma apresentação corporativa, utilizar as fontes personalizadas pode torná-la um PowerPoint mais impactante e manifestar criatividade, diferenciando-a dos slides padrão que todos estão acostumados.

Existem inúmeras fontes disponíveis para download, mas nem todas são gratuitas, existem algumas que devem ser compradas, então pode ser complicado e indeciso escolher uma fonte personalizada logo de cara.

Portanto, falaremos aqui sobre algumas que são ótimas para diversos tipos de apresentações. Todas elas são bem oportunas e nítidas para qualquer tipo de apresentação.



Proxima Nova

A fonte “proxima nova” é disponibilizada no site Fonts.com, porém, é uma fonte paga. Esta fonte serve para praticamente qualquer ocasião por se tratar de uma fonte sofisticada e simples.





Montserrat

A fonte “Montserrat” é uma fonte clássica inspirada nos modelos de fontes utilizados nas placas e cartazes antigos de Buenos Aires.

Para adquiri-la basta pesquisá-la no Google Fonts e conseguirá baixa-la gratuitamente.





Raleway

Essa fonte se destaca pela sua elegância e simplicidade, dando para sua apresentação ou texto uma sofisticação e segurança do que está sendo tratado. Para possuir esta fonte, basta pesquisá-la no Google Fonts e baixa-la.





Lato

Esta fonte como na maioria é encontrada no Google Fonts disponível para download gratuito. Trata-se de uma fonte original e moderna.




Além das mencionadas, existe uma porção de fontes que podem fazer parte da sua rotina de apresentações e textos. Utilizar de fontes diferenciadas das comuns enriquece sua apresentação e demonstra um estilo profissional próprio e domínio.


É importante também, ressaltar que, não é interessante abusar no udo de fontes muito desenhadas e estar sempre atento ao estilo da apresentação para não usar as fontes contra você, pois ela é uma ferramenta que está ao alcance das pessoas para acrescentar positivamente e não negativamente.

Gostou das dicas? Então comece a construir seu banco de fontes personalizadas para ajudar nos próximos projetos. Ah, e não esqueça de compartilhar este post ;)

2.709 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page