• SlideShow

Dicas para uma boa apresentação


Dicas para uma boa apresentação
Saber se apresentar é fundamental para alavancar sua carreira.

Se você está preocupado com alguma apresentação que deverá fazer, fique atento em algumas dicas que temos para você.

Tenha um bom conteúdo

Um bom conteúdo e domínio do tema a ser tratado são indispensáveis para que sua apresentação seja bem sucedida. Estude o assunto de interesse em diversas fontes, por livro ou pela internet, até que realmente não reste dúvidas sobre o que será apresentado.


Fique preparado para possíveis perguntas vindas do público. Normalmente são perguntas naturais, de origem em algo que não foi completamente elucidado no decorrer da apresentação.


Faça um bom planejamento de sua apresentação

Atente-se para a coerência de sua apresentação, de forma que os slides fiquem em uma ordem intuitiva e natural. Se for falar, por exemplo, da construção de uma casa, comece explicando sobre a estrutura básica, os materiais usuais e os modelos mais comuns de casa, de modo que o espectador possa acompanhar toda a evolução de conceitos da apresentação.


Pratique sozinho

Praticar sozinho é muito importante, principalmente se o tempo de apresentação for limitado. Experimente cronometrar suas apresentações para ver se não passará do tempo máximo. Caso venha a passar, enxugue o máximo que puder, sempre deixando o conteúdo indispensável. É muito comum inexperientes falarem de coisas desnecessárias, tornando a apresentação mais longa que o esperado.


Chegue antes ao local da apresentação

Mesmo sendo raro, as vezes seu momento de apresentação pode ser adiantado, e se você não estiver lá pode acabar sendo prejudicado. Chegue ao local da apresentação pelo menos dez minutos adiantado para evitar isso.


Olhe para o público

Evite o máximo que puder ler os slides da apresentação, pois ficará mecânico e não terá uma boa fluidez. Use os slides como flashcards, servindo apenas para lembrar da parte da apresentação em que você se encontra.

Olhe sempre para o público, de preferência variando o ponto de foco. É sempre bom olhar diretamente para algumas pessoas, mas não permanecer muito tempo desta forma, trocando assim quando notar algum desconforto. Se for tímido, foque em um ponto atrás do público e faça sua apresentação para ele; as pessoas pensarão que está olhando para uma pessoa no fundo da sala.


Esteja arrumado a caráter

Se for uma apresentação na escola, vá com seu melhor uniforme, melhor calça e calçados, não esquecendo de arrumar bem o cabelo. Estar bem arrumado para uma apresentação é indispensável para seu sucesso, lembre-se que você faz parte dela também.


Tenha postura ao se apresentar

Fique de pé, ereto e fixo ao solo, como se fosse uma montanha. Não fique zanzando pelo local de apresentação, nem fique com uma postura curvada. Mantenha os ombros para trás e relaxados. Fale em um bom tom e em velocidade de conversação normal, como se estivesse conversando com uma pessoa que está um pouco longe de você. Não fique movimentando os pés ou abrindo e fechando as mãos, pois isso passará ao público que você está ansioso e não tem profissionalidade.


Cuidado com as cores dos slides

Cores mais forte podem cansar a vista de quem está assistindo sua apresentação, de modo que fique impossível olhar por muito tempo para a tela. Busque sempre ser simples, com imagens coerentes e cores pouco chamativas. É muito melhor slides com fundo branco e letras pretas do que um de fundo verde com letras vermelhas.


Não fuja do tema

Não fuja do tema, mesmo que o teto caia sobre sua cabeça. Se for apresentar um trabalho sobre carros, fale sempre sobre carros, peças de carros, locais bons para se comprar carros, fabricantes de carros e histórias de acontecimentos com carros. Não fale de motos, a não ser que seja para comparar com carros. A coerência é um fator fundamental para uma boa apresentação.


#Storytelling, #ApresentacaoProfissional, #DicasdeApresentacao, #SlideShow, #Dicas